Discurso no Acto de Posse como Primeiro-Ministro do III Governo Provisório

Vasco Gonçalves I 30 de Setembro de 1974

Meu General: considero a maior honra da minha vida o facto de ter sido empossado hoje por V. Ex.ª no cargo de Primeiro-Ministro do Governo Provisório da República Portuguesa. E considero a maior honra por dois motivos: primeiro, porque é ao serviço da nossa Pátria e do nosso Povo que acaba de me nomear; segundo, porque fui nomeado por V. Ex.ª, a quem me unem laços do mais profundo respeito e consideração, para além da amizade que foi forjada em trabalho comum, em conhecimento comum, e no apreço pelas suas altas qualidades.

O meu programa é o mesmo. É o estricto cumprimento do Programa do Movimento das Forças Armadas, em toda a sua pureza, e em tudo que ele encerra de projecto de nova vida para a nossa Pátria. Sobre esse Programa empenhei a minha honra, como V. Ex.ª e todos os camaradas que aqui estão presentes empenharam a sua. Tenho sempre presente esse empenho. O nosso Povo testemunhará da sinceridade dos nossos propósitos, da sinceridade dos nossos actos, porque as pessoas são, de facto, julgadas pelos seus actos e não pelas palavras que proferem. Mais uma vez afirmo tratar-se da maior honra de toda a minha vida e só ela compensa, serve para justificar que tenha nascido em Portugal.


Fontes: Vasco Gonçalves – Discursos, Conferências de Imprensa, Entrevistas. Organização e Edição Augusto Paulo da Gama. e Marxists.org. Transcição: João Filipe Freitas. HTML: Fernando A. S. Araújo.

© Associação Conquistas da Revolução – 2024 – Todos os direitos reservados